segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Musical “O Dom do Ciúme” encerra programação especial “Rios de Machado” no Sesc Pompéia

O DOM DO CIÚME, UMA INTERPRETAÇÃO MUSICAL DE DOM CASMURRO
DE MACHADO DE ASSIS

ilustrações - Fernando Chuí

Show com Mona Gadelha e Fernando Chuí

Com Dom Casmurro, Machado de Assis perpetuou uma obra clássica sobre o ciúme e a devastação na alma que esse sentimento provoca. O “triângulo” amoroso supostamente formado pelos personagens Bentinho, Capitu e Escobar conduz o romance dividido em 148 capítulos, que ao lado de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, é certamente o livro mais popular de Machado, até hoje leitura “obrigatória” de vestibulandos e dos amantes da literatura.
Também na canção popular brasileira o ciúme é um tema recorrente. Obras-prima de Chico Buarque, Luiz Tatit, Caetano Veloso, Roberto e Erasmo Carlos e Lupiscínio Rodrigues, entre outros, fazem parte do nosso repertório e imaginário amoroso.
Reunindo no palco as linguagens das duas artes – música e literatura, o recital lítero-musical “O Dom do Ciúme” propõe uma reflexão livre sobre esse sentimento.
O show terá obras que versam sobre o ciúme, destacando autores como Chico Buarque de Holanda (“Mil Perdões”), Caetano Veloso (“O Ciúme”), Roberto Carlos (“Ciúme de Você”) e Luiz Tatit (“Capitu”). Será conduzido pelas belas vozes de Mona Gadelha e Fernando Chuí.
CENÁRIO DIGITAL
O cenário digital mostrará imagens relacionadas à obra de Machado de Assis, em sintonia com as canções apresentadas, editadas ao vivo pela VJ Mrs que utilizará bases pré-gravadas, câmera ao vivo que captará as performances dos artistas, dos desenhos feitos ao vivo por Fernando Chuí e efeitos 3D.

FICHA TÉCNICA
Concepção, pesquisa e direção: Mona Gadelha
Arranjos: Fernando Chuí e Mona Gadelha
Músicos: Fernando Chuí (violão e voz), Mona Gadelha (voz) e Anderson Toledo (teclados)
Cenário Virtual: VJ Mrs.
Produção Executiva: Maira Sales

www.odomdociume.blogspot.com

SERVIÇO
Local: Pompéia- Choperia – Rua Clélia , 93 , telefone: 3871-7700
Data: Domingo, Dia 28 de setembro 2008 – 18 horas
Ingressos: Grátis - Recomendado para maiores de 12 anos.

www.sescsp.org.br

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O Dom do Ciúme




UMA INTERPRETAÇÃO MUSICAL DE DOM CASMURRO
DE MACHADO DE ASSIS

com

Mona Gadelha
Fernando Chuí
Anderson Toledo

Luiz Ruffato


VJ Mrs



Show com os cantores Mona Gadelha e Fernando Chuí Palestra e debate com Luiz RuffatoCenário Virtual com a VJ MrsCom Dom Casmurro, Machado de Assis perpetuou uma obra clássica sobre o ciúme e a devastação na alma que esse sentimento provoca. O “triângulo” amoroso supostamente formado pelos personagens Bentinho, Capitu e Escobar conduz o romance dividido em 148 capítulos, que ao lado de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, é certamente o livro mais popular de Machado, até hoje leitura “obrigatória” de vestibulandos e dos amantes da literatura. Também na canção popular brasileira o ciúme é um tema recorrente. Obras-prima de Chico Buarque, Luiz Tatit, Caetano Veloso, Roberto e Erasmo Carlos e Lupiscínio Rodrigues, entre outros, fazem parte do nosso repertório e imaginário amoroso. Reunindo no palco as linguagens das duas artes – música e literatura, o recital lítero-musical “O Dom do Ciúme” propõe uma reflexão livre sobre esse sentimento. Para complementar esta fascinante incursão no mundo dos personagens de Machado de Assis, o escritor Luiz Ruffato, que ganhou os prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional com o romance "Eles Eram Muitos Cavalos", respondendo perguntas da platéia no final do debate. O recital terá obras que versam sobre o ciúme, destacando autores como Chico Buarque de Holanda (“Mil Perdões”), Caetano Veloso (“O Ciúme”), Roberto Carlos (“Ciúme de Você”) e Luiz Tatit (“Capitu”). Será conduzido pelas belas vozes de Mona Gadelha e Fernando Chuí. Mona, que é também jornalista e autora de um perfil biográfico do escritor José de Alencar, por sinal, grande amigo de Machado de Assis, criou e apresentou recentemente o espetáculo “Iracema – Do Épico ao Pop, uma interpretação sonora do livro de José de Alencar”, mostrado em várias unidades do SESC e em eventos literários de Fortaleza e Porto Alegre.Fernando Chuí, artista plástico, compositor, com dois CDs lançados e professor da Universidade Livre de Música, é parceiro de Fabrício Carpinejar, tendo apresentado com o poeta os recitais “Nervos de Aço” e “Canalha Romântico” em São Paulo e Porto Alegre.

CENÁRIO DIGITAL

desenhos Fernando Chuí
O cenário digital mostrar imagens relacionadas à obra de Machado de Assis, em sintonia com as canções apresentadas, editadas ao vivo pela VJ Mrs que utilizará bases pré-gravadas, câmera ao vivo que captará as performances dos artistas, dos desenhos feitos ao vivo por Fernando Chuí e efeitos 3D.


FICHA TÉCNICA




Concepção, pesquisa e direção: Mona Gadelha




Produção Executiva: Maira Sales




Arranjos: Fernando Chuí e Mona Gadelha




Seleção dos textos: Mona Gadelha




Palestrante: Luiz Ruffato




Músicos: Fernando Chuí (violão e voz), Anderson Toledo (teclado) e Mona Gadelha (voz)
Cenário Virtual: VJ Mrs




Quinta, 4 de setembro, 20h
Local: Teatro Municipal de Votorantim

End.: Av. Newton Vieira Soares, s/n Votorantim

Capacidade: 272 lugares





*Os convites serão distribuídos gratuitamente no local uma hora antes do espetáculo






Realização: Sesc Sorocaba











Idealização: Brazilbizz